domingo, 1 de agosto de 2010








Exibição em Rebouças - PR, dia 24 de julho de 2010
O documentário foi lançado em Rebouças -PR, durante o "2º Encontro Municipal das Benzedeiras, Benzedores, Curadeiras, Curadores, Rezadores, Costureiras (os) e Rendidura/Machucadura e Parteiras". Aproximadamente 100 pessoas acompanharam a exibição, entre elas os familiares de
benzedeiras que estão no filme.
Desde a concepção do projeto, tínhamos como prioridade realizar exibições nas cidades onde foi captado. Na execução do roteiro, uma preocupação sempre foi concretizar a proposta inicial: fazer "uma leitura dos altares como obra de arte contemporânea", sem tornar este aspecto incompreensível para as benzedeiras.
Foi muito interessante a percepção desse público. Após a exibição, houve um debate aberto para comentários. A benzedeira Dona Agda afirmou: "Quem vê este vídeo tem cada vez mais fé"; a maioria dos relatos elogiou o filme por ser "muito lindo". No MASA (Movimento Aprendizes da Sabedoria) - grupo que congrega as benzedeiras da região e tomou parte no encontro - São João Maria figura como santo e mito, sendo elemento central do altar instalado no evento. Além dos louvores religiosos, ele é invocado como exemplo a ser seguido pelas benzedeiras por sua atuação em vida como curador.
Esse aspecto é revelado na letra de uma das canções entoadas pelos participantes, de autoria da curadeira Ana Maria dos Santos:

Peço saúde pra continuar,
Minha vocação não vai acabar
São João Maria assim falou,
Que as ervas muita gente curou








Nenhum comentário:

Postar um comentário